edital






 
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
Coordenadoria de Saúde da AP 5.III
Rua Álvaro Alberto, 601 – Santa Cruz
CEP 23.550-040 – Rio de Janeiro – RJ
3395-2378 / 3395-4256cap53@rio.rj.gov.br

I CONCURSO MULHER SAÚDE DE SANTA CRUZ, PACIÊNCIA E SEPETIBA.
A Coordenadoria Geral da Área Programática 5.3 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lança, por meio deste edital, o 1º Concurso Mulher Saúde, destinado ao reconhecimento e premiação de mulheres que preencham requisitos pré-estabelecidos e descritos neste edital.
 1. OBJETIVOS:
Comemorar o dia Internacional da Mulher através de um concurso que valorize e estimule as práticas saudáveis adotadas pelas mulheres acompanhadas pelas unidades de atenção primária à saúde da área e incentivar as ações de promoção ao aleitamento materno em crianças menores de um ano de idade.
2. CATEGORIAS E CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:
O concurso destina-se a valorização de mulheres e bebês, acompanhados pelas unidades de saúde da área, que se encontram dentro de uma das categorias e critérios de elegibilidade descritos a seguir:
22.1.Bebê Amigo da Amamentação:
Bebê Amigo da Amamentação é uma categoria especial destinada a incentivar a estratégia IUBAAM na AP 5.3. O bebê escolhido representará o trabalho da AP 5.3 para promoção do Aleitamento Materno no período de abril de 2013 a março de 2014.
Refere-se aos bebês, de ambos os sexos, na faixa etária entre 0 a 12 meses de vida que apresentem o preenchimento adequado da caderneta da criança (com registro do peso, altura e perímetro cefálico; teste do pezinho; teste do reflexo vermelho na consulta de puericultura, vacinas em dia de acordo com a idade), mínimo de consultas correspondente ao calendário para a idade e certidão de nascimento. Os bebês de 0 a 6 meses de vida deverão estar em aleitamento materno exclusivo e os bebês na faixa etária de 7 a 12 meses deverão estar em aleitamento materno complementar com comprovação por registro no prontuário eletrônico.

22.2.Menina Sorriso:
Refere-se às meninas na faixa etária entre 5 a 8 anos de idade que estejam matriculadas na escola com preenchimento adequado da caderneta da criança (com registro do peso; altura; vacinas), registro de pelo menos uma consulta pela equipe no ano de 2012 e certidão de nascimento.

22.3.Garota Saúde:
Refere-se às meninas na faixa etária entre 9 a 13 anos de idade que estejam matriculadas na escola com preenchimento adequado da caderneta da criança ou do adolescente (com registro do peso; altura e vacinas), registro de pelo menos uma consulta pela equipe no ano de 2012 e certidão de nascimento.

22.4. Gatinha Saúde:
Refere-se às adolescentes na faixa etária entre 14 a 18 anos de idade que estejam matriculadas na escola com preenchimento adequado da caderneta do adolescente (com registro do peso; altura e vacinas), participação em grupo de saúde da unidade ou comunidade (com declaração do responsável pelo grupo, conforme modelo anexo) registro de pelo menos uma consulta pela equipe no ano de 2012 e certidão de nascimento ou documento de identidade.

22.5.Bela Grávida: 
Refere-se às mulheres em qualquer faixa etária que foram captadas para o pré-natal no primeiro trimestre, estejam com pré-natal em dia (n° de consultas de acordo com o trimestre), cartão da gestante preenchido, comprovante da vacina anti-tetânica, último preventivo há pelo menos 1 ano, para gestantes no terceiro trimestre o registro da visita do Cegonha Carioca e estar inserida na planilha Perfil da Gestante da CAP, disponível no googledocs e que deve ser preenchida mensalmente por todas as unidades.

22.6. Mulher Saúde 5.3:
Refere-se às mulheres na faixa etária entre 19 e 59 anos com vacinas em dia, último preventivo há pelo menos 1 ano. Para as mulheres com mais de 50 anos pelo menos um resultado de mamografia de rastreio.

22.7. Miss Melhor Idade:
Refere-se às mulheres com mais de 60 anos com caderneta do idoso preenchida, vacinas em dia, último preventivo há pelo menos 1 ano para as mulheres até 64 anos. Para as mulheres com idade entre 60 e 69 anos pelo menos um resultado de mamografia de rastreio.

22.8. Todas as finalistas das categorias deverão apresentar uma carta da unidade contando a história de vida da candidata e os motivos que fazem dela um exemplo de saúde para a comunidade.

22.9. Cada unidade de saúde deverá eleger uma representante por categoria. As 25 semi-finalistas de cada categoria serão entrevistadas por equipe da CAP 5.3 e serão escolhidas cinco finalistas de cada categoria.

3.      DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:

3.1. Da formação e atribuições da Comissão Organizadora do Evento:

3.1.1. A Comissão organizadora do evento é formada por profissionais da Divisão de Ações e Programas de Saúde e gerência do OTICS 5.3.

3.1.2. Cabe a Comissão Organizadora a divulgação do edital, o apoio aos eventos nas unidades, a seleção das cinco finalistas por categoria e a organização do evento final do concurso.

3.1.3. Cabe a Comissão Organizadora e a equipe julgadora, determinada pela Coordenação de Área, as entrevistas das finalistas, cujas datas por unidade encontram-se em anexo.
      3.2. Cabe as Unidades de Saúde:
3.2.1. As unidades de Atenção Primária da Área de Planejamento 5.3 deverão organizar a pré-seleção das candidatas respeitando os critérios de elegibilidade por categoria e o cronograma de atividades (item 8.0).
3.2.2. Cada unidade deverá organizar um evento no mês de março, em comemoração ao dia Internacional da Mulher.  Neste evento deverá ser escolhida uma finalista por categoria, respeitando o prazo de envio das fichas das finalistas a Comissão Organizadora, conforme cronograma (item 8.0).
3.2.3. As unidades de saúde serão responsáveis pela organização do evento local, divulgação do evento e do resultado para o seu território.
3.2.3. As unidades de saúde deverão informar o planejamento de suas ações, para o mês da mulher, afim de permitir a filmagem dos mesmos pela rede OTICS.
3.2.4. Cabe as unidades de saúde enviarem até a data limite a ficha de inscrição das finalista, disponível no googledocs.
3.2.5. Cabe a unidade informar as candidatas semi-finalistas a data da entrevista que será realizada na unidade de saúde. As candidatas que não comparecerem à entrevista serão excluídas automaticamente do processo seletivo.
3.2.6. Cabe a unidade de saúde providenciar junto as candidatas a documentação comprobatória dos critérios de elegibilidade a ser apresentada no dia da entrevista.
3.2.7. Cabe a unidade encaminhar até 5 fotos do bebê semi-finalista para o e-mail oticssantacruz@gmail.com até a data limite (item 8). Uma das fotos deverá ser da mãe amamentando o bebê.
4.0. Sobre o Evento:
            O I Concurso Mulher Saúde de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba acontecerá na quadra da G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz, localizada na Rua do Império, 573 - Santa Cruz  Rio de Janeiro, no dia 18 de abril de 2013, das 14h às 19h.
5.0. Da Comissão de jurados da final do concurso:
             Serão convidados profissionais de saúde da Superintendência de Promoção da Saúde, Superintendência de Atenção Primária e Conselho Distrital de Saúde para compor o juri.
6.0. Dos Critérios de Desempate:
            Serão considerados critérios de desempate a participação em grupos de promoção da saúde da unidade ou da comunidade, com apresentação de declaração do responsável pelo grupo ou comprovação pelo prontuário eletrônico. E a carta contendo a história de vida da candidata.
7.0. Da Premiação:
            O primeiro lugar de cada categoria receberá prêmio simbólico, faixa e participará do vídeo sobre saúde da mulher que será desenvolvido pelo OTICS e DAPS da 5.3.
8.0. Cronograma:
Atividade
Período
Divulgação do Concurso
25/02 a 29/02/2013
Evento nas unidades de saúde para seleção das representantes da unidade por categoria.
01/03 a 28/03/2013
Envio da ficha de inscrição das representantes por categoria da unidade de saúde.
01 a 03/04/2013
Entrevistas com as semi-finalistas da AP5.3
04 a 11/04/02013
Divulgação das 5 finalistas de cada categoria.
15/04/2013
Evento de premiação
18/04/2013
           
9. DISPOSIÇÕES FINAIS:
É vedada a participação de qualquer uma das profissionais das unidades de saúde de Atenção Primária da área, mesmo que residentes em qualquer território da AP 5.3.
A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de resolver as demais questões e dúvidas não explicitadas neste Edital.
As dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail saudedafamiliacap5.3@gmail.com ou pelos telefones 3158-9456 ou 3305-2932.

Leila Maria M. R. Marino
Assistente Social – CRESS 9726
Mat.: 11/096.593-9
Coordenador Geral da AP 5.3 – S/SUBPAV


Anexo:
Unidade /data
04/04
05/04
08/04
09/04
10/04
11/04
CF Waldemar Berardinelli
9h





CF Valéria Gomes Esteves
9h





CMS Nova Sepetiba
14h





CF José Antonio Ciraudo
14h





CMS Cesário de Melo

9h




CF Samuel Penha Vale

9h




CF Edson Abdala Saad

9h




CF Ilzo Mota Melo

14h




CF Helande de Melo

14h




CMS Maria Aparecida


9h



CMS Emídio Cabral


9h



CMS João Batista Chagas


14h



CMS Sávio Antunes


14h



CF Sérgio Arouca



9h


CF Ernani de Paiva Ferreira Braga



9h


CMS Dr. Catapretta



14h


CMS Aloísio Amâncio



14h


CF Jamil Haddad




9h

CMS Enfa Florípes Galdino Pereira




9h

CMS Cyro de Melo




14h

CF Lenice Maria Monteiro





9h
CMS Décio Amaral Filho





9h
CF Lourenço de Melo





9h
CMS Ruy da Costa Leite
De acordo com a unidade da equipe das candidatas selecionadas.



0 comentários:

Postar um comentário